Chef Marina de Senna Fernandes

IFTM em colaboração com a ADM ofereceu de 21 de Fevereiro a 4 de Março de 2022 uma seleção especial de pratos Macaenses através do menu elaborado e preparado pela Chef Marina de Senna Fernandes.

De 21 de Fevereiro a 4 de Março de 2022, foi organizada conjuntamente pelo Instituto de Formação Turística de Macau (IFTM) e pela Associação dos Macaenses (ADM) para promover a cultura gastronómica de Macau. O Restaurante Educativo do IFTM, em colaboração com a ADM e a Chef Marina de Senna Fernandes, apresentou cerca de 20 pratos clássicos macaenses a fim de promover a gastronomia macaense única da região. Em 2021, o IFTM foi nomeado unidade de proteção do património cultural imaterial nacional ligado à Gastronomia Macaense. Para o efeito, o Instituto ofereceu cursos de cozinha de gastronomia macaense. O IFTM lançou também uma versão web da Base de Dados de Cozinha Macaense em colaboração com o Gabinete de Turismo do Governo de Macau, o Instituto Cultural, o Instituto Internacional de Macau e outras organizações. Adicionalmente, o Instituto criou na sua biblioteca um espaço dedicado aos dados da gastronomia macaense, que alberga uma variedade de receitas clássicas, manuscritos, livros de culinária macaense e publicações.

Fundada em 1996, a ADM conseguiu reunir inúmeras comunidades de língua portuguesa em Macau com a missão de promover os seus costumes, língua e cultura tradicionais. A Chef Marina de Senna Fernandes, cuja família vive em Macau há séculos, dedica-se à gastronomia macaense. Contribuiu para a publicação de vários livros de culinária, participou em workshops de gastronomia e apareceu numa série de culinária macaense na televisão. Atualmente, promove a gastronomia macaense no restaurante da Associação dos Macaenses. Para este evento de promoção gastronómica, ela será a chef de cozinha para mostrar as suas excelentes habilidades culinárias da cozinha macaense, criando sabores autênticos e únicos.

Os pratos macaenses a apresentar pela Sra. Marina de Senna Fernandes e o Restaurante Educativo caracterizam-se pelas influências dos sabores malaios, indianos e portugueses, como os Camarões Malaios - gambas salteadas com cúrcuma, Galinha di tempu di caça ' - ensopado de frango com azeitonas verdes e 'Saránsurável' - pão de ló com cobertura de coco. Todos os pratos com um sabor único.

[in IFTM PR]